sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

05 DE DEZEMBRO



1876 – A máquina Aricanduva, da Estrada de Ferro Rio de Janeiro-São Paulo, faz sua primeira viagem, gerando expectativa para um possível trajeto ferroviário entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, para atendimento aos tuberculosos que precisam subir a Serra.

1928 – A Liga Beneficente doa ao Governo do Estado um prédio inacabado em Abernéssia para instalação de um Dispensário. Concluído em 1930, o conhecido Centro de Saúde dr Silvestre Ribeiro hoje é a sede do Governo Municipal.


1965 – Falece em Campos do Jordão, aos 59 anos, o poeta João de Sá, autor do Hino de Campos do Jordão.


Colaboração Benilson Toniolo:
1952 – Reunião na Casa da Lavoura para criação da Festa da Maçã.

2013 – Aberta na Casa de Cultura a 40. Edição da Exposição ‘Crio... Exponho... Existo!’

2014 – Premiação aos vencedores dos concursos culturais alusivos ao centenário da Estrada de Ferro. Na categoria Literatura, os vencedores foram Pedro Gameiro Lopes, de Atibaia, SP (categoria Poesia Nacional), Adnelson Borges de Campos, de São Mateus do Sul, PR (categoria Conto Nacional) e Nuno Coelho Pio (Conto e Poesia, autor jordanense). Na categoria vídeo, o vencedor foi Sérgio Correia de Almeida (Niterói, RJ). Artes visuais, o vencedor foi o artista paulistano radicado em Campos do Jordão Reynaldo Calles. Em fotografia o vencedor foi Edmundo Ferreira da Rocha e, em Artes Plásticas, o jordanense JB Amaral. Foram premiados ainda 47 alunos da rede pública municipal, que ganharam prêmios e passeios de bondinho, além de certificados de participação para todos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário